Trabalhadores/as do DETRAN param por 24 horas e reivindicam a realização de concurso público


Coordenados pelo SINAI-RN, os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito promoveram um Ato Público em frente à Governadoria, no Centro Administrativo. A atividade ocorreu ao longo desta quarta-feira, 20 de abril, quando a categoria paralisou as atividades por 24 horas e cobrou a realização do Concurso público no DETRAN.

A realização do Concurso na Autarquia foi firmada com o Governo do Estado em 2019, durante movimento grevista. Posteriormente, em 2021, o acordo sobre o certame foi renovado pelo Executivo Estadual, mas atualmente o cronograma não vem sendo cumprido.

Felipe Assunção, coordenador geral substituto do SINAI e servidor do DETRAN, esclarece que a realização do Concurso na Autarquia é urgente. “O último certame foi realizado em 2010 e ao logo desses 12 anos, a frota de veículo no RN mais do que dobrou. Enquanto isso, persiste um déficit no quadro de servidores do Departamento, com a quantidade de servidores efetivos não atendendo a demanda atual”, explica.

O coordenador de Comunicação do SINAI e também servidor do DETRAN, Alexandre Guedes, apontou que durante audiência recente com a Secretaria de Administração, a secretária da pasta indicou que o certame poderá ser conduzido pela Diretoria do Departamento. Nesse sentido, o Sindicato vai buscar a direção do órgão para que o Concurso seja realizado ainda em 2022.