SINAI-RN vai convocar sua base para Ato Unificado em defesa do funcionalismo e por reposição salarial


A Direção Executiva Colegiada Estadual Ampliada do SINAI-RN decidiu chamar sua base para um Ato Unificado em defesa do funcionalismo, pela realização de concurso público, por reposição salarial, pelo auxílio alimentação e pela atualização de Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração. A deliberação aconteceu durante reunião da diretoria do Sindicato realizada em 12 de setembro e considera as recentes audiências com o Governo, ocorridas nos dias 05 e 11, quando o Estado pediu “paciência” aos sindicalistas e afirmou que não concederia reajuste em 2023.

A reunião da direção ampliada do SINAI contou com a participação do Coordenador Técnico do DIEESE, José Ediran, que apresentou dois estudos: um sobre a situação financeira do Estado e outro sobre a necessidade de reposição das perdas salariais para os trabalhadores da base do Sindicato.

“Entendemos, a partir da apresentação do DIEESE, que a situação das contas do Estado não é tão deplorável como o Governo tem dito nas audiências. Observamos que existe um crescimento das receitas ao longo do ano, ainda que esse crescimento pareça tímido, mas percebemos que há uma recuperação maior em curso”, esclarece Santino Arruda, coordenador geral substituto do SINAI.

Na reunião da diretoria, Santino também apresentou o atual estado das negociações do Sindicato com o Governo em prol da Campanha Salarial 2023, destacando as reuniões já agendadas para os dias 25 e 26 de setembro na Secretária de Administração. “Conseguimos essas reuniões através de muita insistência. Fizemos o Governo entender que esperar até novembro para iniciar os diálogos e negociações seria muito negativo. Desse modo, no dia 25 estaremos na SEAD com comissões de servidores do DETRAN e do IPERN. No dia seguinte, 26 de setembro, será a vez da EMATER e da FUNDASE. Vamos reivindicar que o Governo receba todas as categorias”, assegura.

O Ato conjunto, com toda a base do SINAI, vai ocorrer após esses encontros com o Governo. A data, o formato e o local serão definidos em 19/09, durante reunião da direção executiva do Sindicato.

Santino reforça a importância dessa atividade e do atendimento das demandas dos servidores: “Temos pautas imprescindíveis, urgentes, como a realização de concursos públicos. Esses certames, com a chegada de novos servidores, são necessários para a oferta de um serviço público mais eficiente. Além disso, vão alimentar a previdência estadual. Outra pauta que precisamos cobrar do Executivo é a implementação e, em alguns casos, a ampliação do auxílio alimentação. Vamos à luta. Vamos às ruas com unidade, pois juntos somos mais fortes”.