SINAI-RN reivindica audiência com Chefe do GAC para tratar de concursos do DETRAN e IPERN


A direção do SINAI-RN está reivindicando audiência com Raimundo Alves, chefe do Gabinete Civil (GAC) do Governo Fátima, para tratar da realização de concursos públicos no DETRAN e IPERN. A solicitação foi feita por meio de ofício encaminhado nesta quinta-feira, 12 de maio.

DETRAN

No documento, o Sindicato aponta que a realização do certame no Departamento está a cargo da direção do órgão, conforme orientação do Governo em audiência com a secretária de administração Virgínia Ferreira, realizada em 19 de abril. Entretanto, segundo o Diretor do DETRAN, o avanço no processo do concurso depende da autorização do Executivo estadual.

Objeto de acordo com o Governo Fátima em 2019, a realização do concurso está atrasada, uma vez que o cronograma anunciado pelo Governo segue defasado.

Por isso, o Sindicato vê com preocupação a demora, que piora ainda mais diante da autorização dada pelo Judiciário para terceirizar o setor de vistoria, que é um dos mais importantes do DETRAN. “Enquanto isso, os trabalhadores do DETRAN se encontram no limite de sua capacidade laborativa em razão do crescimento das demandas”, afirma o texto do ofício.

O diretor de comunicação do SINAI, Alexandre Guedes, afirma que no dia 18 de maio (quarta-feira) será realizada nova Assembleia com a categoria: “A categoria deverá ir à luta por concurso, contra a privatização e terceirização do setor da vistoria, bem como para que o acordo com o Governo seja cumprido. Estamos no aguardo de agendamento de audiência com a direção do DETRAN para tratarmos dessa e demais pendências da pauta de reivindicações”, explica o sindicalista.

IPERN

O ofício enviado pelo SINAI aponta que os servidores do IPERN vivem situação caótica após quase 30 dias de greve, suspensa para manter a negociação com o Estado. Agora, aguardam o “entendimento entre o Poder Executivo com o Ministério Público Estadual”.

Alexandre Guedes lembra que no Instituto previdenciário há apenas 77 servidores em todo o Estado: “Desses, 69 já podem se aposentar. Essa importante autarquia cuida de aproximadamente 60 mil contas de aposentados e pensionistas, além de alguns processos do pessoal da ativa, como Junta Médica, por exemplo”.

O texto ainda lembra que desde janeiro de 2018 não estão sendo reajustadas as pensões e aposentadorias dos que saíram dos quadros da ativa do IPERN.

Até o fechamento desta matéria o SINAI-RN não obteve respostas.