SINAI-RN participa de ato virtual nesta quinta (20) em defesa do pagamento de folhas e contra a Reforma da Previdência Estadual


As lutas em defesa do pagamento das folhas em atraso e contra a Reforma da Previdência Estadual compõem a pauta do ato virtual unificado que acontece na quinta-feira (20). O SINAI-RN estará presente e convoca sua base, de Natal e interior, para participar.

Promovida pelo Fórum de Servidores Públicos do Estado do RN, a atividade se inicia às 9h30, no Facebook da entidade. Acesse a página AQUI. Saiba os detalhes do ato AQUI.

Na ocasião, os trabalhadores vão cobrar do Governo do Estado o mês de dezembro e o décimo terceiro de 2018, deixados em aberto pela gestão passada. No entanto, o Executivo alega falta de recursos, acentuada com a pandemia da Covid-19, e não aponta data para pagar.

Também irão protestar contra o projeto que propõem mudanças significativas na previdência do RN. A principal delas é o aumento das alíquotas, representando a diminuição dos salários a partir da elevação dos descontos previdenciários. O Executivo propõe que as contribuições sejam progressivas, de 12% a 16%, variando de acordo com a faixa salarial do servidor público.

No momento, o projeto está paralisado na Assembleia Legislativa. Isso porque a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho adiou para 30 de setembro o prazo para que Estados e Municípios adequem suas alíquotas aos Regimes Próprios de Previdência Social.