Sede estadual do SINAI-RN está parcialmente alagada


A Sede Estadual do SINAI-RN, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal, enfrenta sérios transtornos após ser parcialmente alagada. As razões para o alagamento estão sendo investigadas, mas a princípio parecem ser resultado das intensas chuvas que caem em Natal desde a madrugada do dia 27/11 em conjunto com a falta de manutenção de uma lagoa de captação que fica ao lado do Sindicato.

O alagamento foi descoberto na manhã desta terça-feira (28/11), quando os funcionários chegaram para iniciar mais um dia de trabalho. Áreas importantes, como auditório, dormitórios, banheiro inferior e pátio externo, foram atingidas, com a água aparentemente ultrapassando a altura de um metro.

Santino Arruda, coordenador geral substituto do SINAI, destacou que embora a sede já tenha enfrentado chuvas anteriormente, o atual temporal causou estragos sem precedentes. “Estragos na dimensão que vemos agora é a primeira vez. As fortes chuvas elevaram o volume na lagoa de captação ao lado da sede. A lagoa transbordou, uma barreira foi rompida e a pressão da água gerou um vazamento por baixo da parede, inundando pátio, auditório, dormitórios, banheiro e sala utilizada pela coordenação da Mulher Trabalhadora e demais setores oprimidos do Sindicato”, explicou Santino.

A limpeza do local será iniciada quando a chuva diminuir e o nível da água baixar. Só então será possível avaliar com precisão as perdas materiais e os prejuízos financeiros, conforme afirmou Santino.

Apesar dos danos e da continuidade das chuvas nesta terça-feira, o atendimento ao público no Sindicato não foi interrompido e seguirá até às 14h, sendo retomado na quarta-feira.

A direção do SINAI aguarda a chegada de um engenheiro para avaliar o espaço e vai buscar soluções que evitem futuros alagamentos e garantam a integridade do local. Inclusive, se comprovada a responsabilidade da Prefeitura do Natal, que não tem realizado manutenção na Lagoa, o Sindicato vai cobrar a reposição dos prejuízos.