Jogo de empurra do governo pode levar trabalhadores do DETRAN-RN à greve


A direção do SINAI-RN e os trabalhadores do DETRAN-RN têm cobrado do governo a realização do concurso público na Autarquia, conforme estabelecido no acordo firmado em 2019, depois reiterado em 2021 (ver aqui ), e como colocado no cronograma das fases do concurso (ver aqui ). Caso o jogo de empurra e a inércia do governo persistam, os trabalhadores da Autarquia podem entrar novamente em greve.

O diretor de comunicação do SINAI, Alexandre Guedes, esclarece o que vem ocorrendo: “A secretária de Administração, Virgínia Ferreira, recebe o Sindicato e diz que a orientação da governadora é para que “o gestor do órgão coordene o concurso”. O diretor Geral do Detran, por sua vez, afirma que “a autorização do concurso depende da governadora”. Em meio às informações contraditórias, o SINAI buscou orientação do Gabinete Civil, sendo mais uma vez direcionado à SEAD. “Ora, já fizemos isso. E já conhecemos as respostas”, garante Alexandre.

Enquanto cobram o cumprimento do acordo referente ao Concurso por parte do Governo, os trabalhadores do DETRAN-RN deliberaram pela realização de uma Assembleia da categoria em 25 de maio.  Entre as demandas que serão debatidas nessa atividade, está o indicativo de greve

“Não vamos aceitar tamanho desrespeito à categoria. Porque a governadora assina um acordo de um concurso, mas não assina o processo que está em curso dependendo de sua autorização? A categoria cobra providências para que o acordo seja cumprido. O concurso significa melhoria das condições de trabalho e melhoria no atendimento ao público usuário do DETRAN-RN”, finaliza Alexandre.