Higiene e isolamento em casa podem ajudar a diminuir o avanço do Coronavírus pelo Brasil


Nos últimos dias os brasileiros estão sendo aconselhados a mudar a rotina diante do avanço do Coronavírus no Brasil. Dia e noite o noticiário aborda o Covid-19. E não é para menos. A doença, que teve a cidade de Wuhan, na China, como epicentro e se espalhou pelo mundo nos últimos três meses, já vitimou quase 8 mil pessoas e contaminou cerca de 195 mil.

Desde 11 de março o quadro é considerado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para quem não sabe, uma pandemia ocorre no momento em que determinada doença desconhecida se espalha por uma grande região ou até mesmo por todo o planeta e põe em risco a vida de milhares de pessoas. Significa que a epidemia fugiu do controle e algo precisa ser feito. E é exatamente isso que está acontecendo.

Mas o que cada um de nós pode fazer para ajudar a conter o avanço do vírus no nosso país? Baseados em informações do Ministério da Saúde e da OMS, trazemos abaixo informações sobre a doença e indicamos o que pode ser feito para barrar o avanço do Covid-19.

1 – O Covid-19 é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mão. O contato com superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz e olhos também transmite a doença. Por isso, é fundamental lavar as mãos, sobretudo ao chegar em casa ou trabalho;

2 – Febre, tosse seca, espirros, coriza e dificuldade para respirar são alguns dos sintomas;

3 – Cubra a boca ou nariz com um dos braços quando for tossir ou espirrar;

4 – A prevenção deve ser feita lavando as mãos com frequência usando água corrente, sabão ou álcool em gel fator 70;

5 – Não compartilhe objetos pessoais;

6 – É importante evitar aglomerações. Quem puder, deve procurar ao máximo ficar em casa;

7 – O isolamento, que consiste em 14 dias em casa, é indicado para quem está com a suspeita de ter contraído o vírus, chegou de viagem internacional e teve contato com alguém que está ou é suspeito de estar infectado;

8 – Qualquer pessoa, independente da faixa etária, pode contrair a doença. Contudo, o vírus é mais severo com idosos (mais de 60 anos), gestantes, lactantes, diabéticos, hipertensos, soropositivos (pessoas com HIV) e pacientes oncológicos. Por isso, estas pessoas fazem parte do chamado grupo de risco.  Assim sendo merecem mais cuidado;

9 – O período de incubação do vírus é de 5 a 12 dias;

10 – No Brasil, até às 15h45 desta quinta-feira (19 de março), 428 pessoas estão contaminadas, 11.278 sendo monitoradas e 6 morreram em decorrência do vírus. Os dados são do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 1 caso foi confirmado e outros 108 são suspeitos. Pelo mundo, já foram registrados quase 195 mil casos e mais de 7.800 mortes.

Acesse AQUI mais dicas e informações do Ministério da Saúde.

Sede estadual do SINAI-RN interrompe atividades em decorrência do Coronavírus

A sede estadual do SINAI-RN paralisou as suas atividades por 15 dias. Com isso, todas as ações do Sindicato estão suspensas. A parada começou nessa quarta-feira (18). No entanto, a secretaria da sede estadual ficará aberta de segunda a sexta, das 8h às 14h, para o recebimento de documentos de filiados.

A direção estadual recomenda que as três regionais do Sindicato sigam a medida.