Greve no DETRAN/RN: trabalhadores/as apontam o caminho das lutas


Alexandre Guedes discursando durante uma das assembleias de greve do DETRAN/RN

Por Alexandre Guedes*

O cenário de crise não impede as lutas. Pelo contrário. Com os ajustes dos governos de todas as vertentes capitalistas, desde a ultra direita de Bolsonaro, passando pelos governos clássicos da burguesia, como os governados pelo PSDB, DEM, MDB, PDT, até os de conciliação de classes como PT e PC do B, a classe trabalhadora e demais setores oprimidos têm pago uma conta muito alta com perdas de direitos, violência e ataque as liberdades democráticas.

A Greve no DETRAN/RN pode ser avaliada nesse sentido. Se compararmos com o governo Rosalba (DEM/RN), por exemplo, que enfrentou logo no início de seu governo uma greve quase geral no Estado, com várias categorias em greve por direitos aos planos de cargos, salários e reajustes, o governo Robinson (PSD/RN), período de muitas lutas, enfrentamentos e greves, o governo Fátima (PT/RN), contraditoriamente, não tem se enfrentado com muitas greves por tempo indeterminado.

As únicas categorias que assim fizeram até o momento foram da saúde e do DETRAN/RN. Considerando a manutenção das condições aviltantes do funcionalismo público, a explicação se dá pelo fato da maioria das direções sindicais no estado terem optado pelo apoio ao governo Fátima em detrimento das lutas. Como diz Karl Marx, “a prática é o critério da verdade”. Vamos ver muitos discursos, alguns muito radicalizados, mas com pouca ou nenhuma mobilização de base para enfrentar o governo na luta por direitos ao pagamento dos salários atrasados, concurso público, reajuste e condições de trabalho.

A campanha salarial dos/as trabalhadores do DETRAN/RN contou com um dificultador a mais, o decreto 29007/19 que retira a autonomia das autarquias. A luta pela revogação do mesmo, somado com os itens da pauta como: pagamento dos salários atrasados dos aposentados e pensionistas, reposição de perdas, concurso público, reconhecimento da data-base, pagamento de processos pendentes, regularização das gratificações, por exemplo levou a categoria de trânsito do RN a uma greve de 32 dias.

Considerando que não houve, nesse período, uma unificação com as lutas de outras categorias, a unidade dos/as trabalhadores do DETRAN/RN foi heroica. Nos 32 dias de greve, a categoria enfrentou ameaças de alguns chefes, uma ação judicial dos empresários das concessionárias, que conseguiu da justiça determinar que 50% da categoria trabalhasse na greve e as ameaças de corte de ponto pelo governo do estado. Ou seja, na prática, governo, justiça e empresários se uniram para derrotar a greve dos/as trabalhadores do DETRAN/RN.

Embora termos sido derrotados na luta pelo reajuste salarial na presente campanha, não termos conseguido, até o momento reverter a situação da perda de autonomia do DETRAN/RN, devido a manutenção do decreto, a união dos/as trabalhadores da autarquia conseguiu levar a greve até a conquista de um concurso público para o próximo ano, o reconhecimento da data base dos/as servidores e pagamento dos processos pendentes aos/as trabalhadores do órgão.

Portanto, a vitória parcial da categoria é um alento numa conjuntura em que, cada vez mais, trabalhadores de várias partes do planeta dão lição de luta, com greves, ocupações e gigantescas mobilizações. Que os/as servidores do DETRAN se mantenham de cabeça erguida e com muito orgulho planeje as próximas lutas. Elas prometem. Lembremos que a vitória só é permitida a quem luta.

Parabéns servidores do DETRAN/RN! Que este exemplo possa ser acompanhado por outras categorias dos servidores públicos de forma organizada e unificada.

*Alexandre Guedes é diretor de comunicação do SINAI-RN e trabalhador do DETRAN/RN