Governo aplica índice de dissídio apenas sobre salário base e provoca redução salarial dos servidores da DATANORTE


O governo do Estado reduziu arbitrariamente os salários relativos a setembro dos trabalhadores da DATANORTE. É o que afirma o coordenador financeiro e tesoureiro substituto do SINAI-RN, José Nilson. 
 
O sindicalista, que pertence ao quadro de funcionários da DATANORTE, explica que o governo aplicou o índice de 5,80%, que é relativo ao dissídio 2013/2014, apenas sobre o salário base. 
 
Segundo ele, ao aplicar o índice desta forma, o governo reduziu bruscamente os salários de cerca de 200 trabalhadores da categoria. “Alguns tiveram uma redução salarial de cerca de 2 mil reais. Isso porque o governo desconsiderou aplicar o índice sobre as vantagens dos trabalhadores”, afirma o diretor.
 
Nilson afirma que o SINAI está tentando resolver a questão por meio da via administrativa: “Do contrário acionaremos a Justiça, onde tentaremos resolver essa pendência”.  
 
José Nilson conta que na manhã desta quinta-feira (6) esteve, juntamente com outros diretores do SINAI, na Secretaria de Administração. Porém, o grupo foi informado que o secretário de administração está de licença.
 
Ficou acertado que chefe do gabinete da secretaria fará um contato nesta sexta-feira (07/10), para agendar uma audiência entre as partes.
 
A expectativa é que a audiência aconteça o mais breve possível.