Esquema de fraude em exames oftalmológicos no DETRAN/RN: SINAI-RN exige que caso seja investigado e Governo faça concurso público


O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI-RN), por meio desta nota, exige que as pessoas acusadas de participarem do esquema de fraude em exames oftalmológicos no DETRAN/RN, noticiado na imprensa nos últimos dias, sejam investigadas e, se culpadas, punidas exemplarmente, após apuração dos fatos, respeitando o processo legal.

É fato que o crescente processo de terceirização na autarquia, iniciado em governos passados e mantido pelo atual, fragiliza o Departamento, abrindo portas para atos de corrupção difíceis de identificar e coibir. Para termos ideia, o setor de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o mais privatizado da autarquia. O setor clínico, por exemplo, não tem nenhum servidor efetivos nos citados exames, uma vez que todos os médicos são todos oriundos de clínicas privadas. A quem interessa o aumento da terceirização?

Exigimos que o Governo do Estado realize concurso público imediatamente, conforme acordou em 2019, 2022 e 2024, e passe a respeitar e valorizar os trabalhadores do DETRAN/RN, que tanto contribuem, apesar das precárias condições de trabalho, para melhorar o trânsito do Rio Grande do Norte.