Em ato, SINAI-RN e entidades do Fórum dos Servidores exigem exoneração do Presidente do IPERN


“Fora, Marlúcio!”. Foi esse o grito que ecoou reiteradas vezes no ato promovido pelo SINAI-RN e várias entidades que compõem o Fórum Estadual dos Servidores, para exigir a exoneração do presidente do IPERN, José Marlúcio Diógenes. 
 

A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (12/04), em frente à sede do Instituto. Na ocasião, denúncias de assédio moral por parte do gestor do IPERN contra servidores voltaram a ser feitas. O último caso de assédio registrado e denunciado ao Sindicato também foi relatado. O caso aconteceu em março, quando o Presidente do IPERN determinou a substituição da chefe da perícia médica por essa não ter impedido que os servidores do Instituto participassem de um ato em solidariedade a servidora Linaura Maria. A médica foi, em pleno período de férias, devolvida a Secretaria Estadual de Saúde.
Além de pedir a saída do gestor do IPERN, os manifestantes denunciaram o desmonte que ocorre na previdência estadual antes e depois da fusão dos fundos financeiro e previdenciário e a criação do Funfir. Aproveitando o gancho, o servidor do IPERN e especialista em direito previdenciário, Nereu Linhares, rechaçou o pacote da Reforma da Previdência do RN apresentado pelo governo que, entre outras coisas, prevê o aumento de 11% para 14% do desconto previdenciário. 
Ofício enviado ao governo 
Até o fechamento desta matéria o governo não havia dado qualquer resposta ao ofício enviado em março pelo Fórum Estadual dos Servidores exigindo a exoneração do presidente José Marlúcio Diógenes. Indignado, o coordenador geral do SINAI-RN, Santino Arruda, criticou o silêncio do governo: “Há motivos de sobra para exigirmos a saída do José Marlúcio. Assédio moral, desmonte da previdência devido à má gestão, autoritarismo, enfim. Mas o governo, inexplicavelmente, não se deu ao trabalho de responder ao ofício que encaminhamos. Isso é um absurdo!”.