Em assembleia virtual, trabalhadores do DETRAN afirmam ser contra o retorno das atividades presenciais no RN em meio ao pico da Covid-19


Os trabalhadores do DETRAN/RN são contra a retomada das atividades presenciais neste momento em que o Brasil e o RN estão em meio ao pico da Covid-19. A posição dos profissionais foi apresentada em assembleia virtual nessa quarta-feira (1º). A falta de condições sanitárias para um retorno seguro, a superlotação das unidades de saúde do RN e o aumento no número de contaminados e mortos foram os argumentos apresentados para defender a continuidade do trabalho remoto, em casa. Por isso, consideram um erro a volta das atividades econômicas no Estado, autorizada pelo Governo, de forma gradual.

O conjunto da assembleia se mostrou favorável à adoção do lockdown (isolamento mais rígido) no Estado, proposta apresentada pela categoria há várias semanas e referendada pela direção do SINAI-RN.

Plano de retomada ao trabalho

Embora contrários ao retorno imediato ao trabalho nas unidades do DETRAN, os trabalhadores entendem que é necessário construir um plano de retomada das atividades tão logo a situação seja controlada. Por isso, cobram da direção do Departamento a elaboração de um plano de retomada ao trabalho. Exigem participar do processo, pois vivem o dia a dia do DETRAN e sabem as dificuldades que enfrentam.

Reuniões presenciais

Outra questão levantada em assembleia virtual foram as reuniões presenciais que estão sendo chamadas pelas chefias com vistas a discutir a retomada das atividades presenciais. Além de ser contra o retorno imediato e exigir a construção de um plano que oferte condições para quando isso ocorrer, a categoria é contrária a qualquer reunião presencial. Isto coloca em risco os trabalhadores e os próprios dirigentes do Departamento e existem formas de dialogar virtualmente a partir dos inúmeros aplicativos hoje existentes na internet.