Direção do SINAI-RN presta apoio aos policiais civis e trabalhadores em educação, que lutam pelo ADTS, Piso e PCCR


Dirigentes do SINAI-RN prestaram apoio aos policiais civis e aos trabalhadores em educação do RN, categorias que lutam pela manutenção do Adicional Por Tempo de Serviço (ADTS), pela atualização do Piso Salarial 2022 dos professores e em prol do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos funcionários da educação. A solidariedade da direção do Sindicato foi demostrada na manhã desta quinta-feira, 03 de março, durante visitas ao SINTE/RN e SINPOL.

Os policiais civis lutam para não perder o Adicional Por Tempo de Serviço (ADTS), equivalente a um quinquênio para a base do SINAI. Na avaliação do SINAI, se o Governo Fátima continuar se omitindo frente à ação do Ministério Público (MP) estará permitindo que a categoria tenha redução salarial.

Zilta Nunes, que é coordenadora geral do SINAI-RN, explica que o ADTS é um benefício adquirido ao longo de décadas e sua extinção vai implicar em perdas de até 35% na remuneração da polícia civil: “O Governo Fátima não pode se omitir frente a esse golpe violento contra trabalhadores que estão numa luta para não perderem vencimentos. Sabemos que o Governo tem os meios necessários de negociar com o SINPOL uma maneira de resolver isso de uma vez por todas sem perdas para os trabalhadores. Para isso o Executivo estadual tem um forte aparato jurídico e deixar essa tragédia acontecer é estar do lado de quem deseja fazer economia com recursos públicos para beneficiar interesses privados”, afirma a sindicalista.

Em greve desde 15 de março, os professores e funcionários da Rede Estadual lutam pelos 33,24% previstos na Lei do Piso e o PCCR. Contudo, até o momento as propostas apresentadas pelo Governo foram consideradas insuficientes pela categoria, sobretudo porque há divergências sobre a proposta de parcelamento, a garantia da paridade para os aposentados e o retroativo. Diante disso, a direção do SINAI deu seu total apoio ao movimento grevista, reivindicando que o Executivo estadual garanta o Piso dos professores e o Plano para os funcionários.