Atividade inaugural da Semana da Mulher no SINAI provoca reflexões sobre a luta feminina


 

No dia 5 de março, as mulheres do SINAI-RN deram início as atividades da semana do Dia Internacional da Mulher com uma palestra ministrada pela médica e sindicalista, Sônia Godeiro. O evento, que ocorreu no auditório da entidade, trouxe à tona questões cruciais sobre a violência contra as mulheres, buscando promover a conscientização e engajamento na luta pelos direitos femininos.

A palestra abordou diversas formas de violência que as mulheres enfrentam cotidianamente, com destaque para temas como etarismo, a ausência de pré-natal, violência doméstica, assédio moral, entre outros. Sônia compartilhou seu conhecimento e experiências, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre como identificar e combater tais atos, estimulando a reflexão entre as participantes.

A atividade foi organizada pela Coordenação da Mulher Trabalhadora e demais Setores Oprimidos (Negros e LGBTs) do SINAI. A Coordenadora Geral do Sindicato, Zilta Nunes, expressou sua avaliação positiva da palestra, destacando a necessidade de mudanças e atualização na luta pelos direitos das mulheres. Ela ressaltou a importância do grupo de mulheres que se reúne semanalmente, evidenciando a força da união e do diálogo contínuo.

Zilta Nunes enfatizou que o tema levantado pela palestra demanda ações concretas e esforços constantes para promover transformações na sociedade. A sindicalista elogiou a iniciativa da semana da mulher e afirmou que a programação contribuirá para fortalecer a conscientização e o ativismo no sindicato.

Sônia Godeiro, a palestrante, destacou durante sua apresentação que o SINAI é um sindicato de luta, ressaltando a importância de continuar a batalha pelos direitos das mulheres. Ela enfatizou que o mês de março é um período para celebrar as conquistas das mulheres em todo o mundo, mas também para refletir sobre os desafios que ainda persistem.

“Saímos com vontade de construir”, ressaltou Sônia, evidenciando o impacto positivo da palestra na motivação das participantes.