Durante reunião entre o presidente do Sinai, Santino Arruda, e a Secretária Adjunta da Secretria de Estado e da Administração e dos Recursos Humanos – SEARH, Thália Lopes, a seccretária garantiu que o Governo está empenhado em elaborar ainda este ano a proposta de lei para os servidores resdistribuídos da Datanorte. Prova disso é que está previsto para amanhã (26), a publicação dos nomes que vão compor a comissão para a elaboração do Plano. A comissão vai ser presidida por um Procurador do Estado.
Thália disse ainda que a preocupação do atual Governo é deixar o Plano pronto ainda este ano. Segundo ela, boatos de que os servidores redistribuídos da Datanorte poderiam ser enquadrados no Plano da Administração Direta, é inconcebível, uma vez que eles são da Administração Indireta e não da Diretas.
Além do Plano dos trabalhadores da Datanorte, a reunião também tratou do pagamento do Plano dos aposentados da Administração Direta. Neste ponto a Secretária afirmou que o pagamento dos Planos para os aposentados e pensionistas está garantido. Conforme acordado, o pagamento da primeira parcela acontecerá no mês de novembro/2010 (30%), e as demais para os meses de março (30%) e junho/2011 (40%). Neste ponto, a Secretária falou da dificuldade de encontrar os inativos e lembrou que todos os servidores, ativos, inativos e pensionsitas tem até o próximo dia 30 de outubro para fazer o enquadramento. Todos tem que procurar o setor de Recursos Humanos de seus respectivos órgãos para serem enquadrados.
O Desconto Assistencial relativo à implantação dos vários Planos aprovados este ano, também está garantido. Além desse tipo de desconto ser estatutário, todos os Planos foram objetos de pautas acordadas e aprovadas nas assembleias da categoria representadas pelo SINAI/RN.