Na próxima quinta-feira, 8 de maio, os trabalhadores filiados ao SINAI-RN irão às urnas para escolher os novos representantes da Direção Estadual do Sindicato para o triênio 2025–2028. Também serão eleitos os membros do Conselho Fiscal, Conselho de Representantes e das Coordenações Regionais.
A eleição é um momento fundamental para a democracia sindical, pois define os rumos da atuação do SINAI-RN nos próximos anos, em defesa dos direitos dos servidores públicos estaduais.
DIA DA ELEIÇÃO
08 de maio (quinta-feira).
HORÁRIO
A votação acontece das 8h às 19h em urnas fixas localizadas na sede estadual do Sindicato, em Natal. Haverá ainda urnas fixas em autarquias, fundações, empresas públicas e demais órgãos da base do SINAI-RN, com funcionamento das 8h às 14h, além de pontos nas regionais de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró. Nas centrais do Cidadão (Zonas Sul, Leste e Norte), urnas volantes estarão circulando entre às 8h e às 17h.
LOCAIS DE VOTAÇÃO
Sede estadual do SINAI-RN (Natal), regionais e locais de trabalho.
QUEM PODE VOTAR?
Estão aptos a votar todos os filiados ao SINAI-RN que tenham, no mínimo, três meses de filiação até a data da eleição. Ou seja, apenas quem se associou até o dia 8 de fevereiro de 2025 poderá participar do pleito.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para votar, o filiado deverá apresentar:
• Contracheque que comprove o vínculo com a categoria representada pelo Sindicato;
• Documento oficial com foto, como RG, CNH ou carteira funcional.
COMO SERÁ A VOTAÇÃO?
Cada filiado vota para:
• Direção Estadual do Sindicato;
• Conselho Fiscal – neste caso, o eleitor pode votar em até três nomes; os três mais votados serão os membros titulares;
• Conselho de Representantes; e
• Coordenação Regional – essa votação é restrita aos filiados das respectivas áreas regionais.
CHAPAS CONCORRENTES À DIREÇÃO ESTADUAL
Duas chapas disputam a Direção Estadual do SINAI-RN:
• Chapa 1 – Renovando a Luta, com Independência e Experiência: Representa a atual gestão (situação) e defende a continuidade das lutas e avanços conquistados nos últimos anos.
• Chapa 2 – Ética e Renovação: Chapa de oposição que propõe mudanças na condução do Sindicato com foco em participação e inovação.