SINAI-RN vai às ruas do RN no dia da Greve Geral para defender a aposentadoria


Nesta sexta-feira (14) o SINAI-RN foi às ruas do Rio Grande do Norte protestar contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Jair Bolsonaro. A participação do Sindicato integrou o dia de Greve Geral convocada pelas principais centrais do Brasil, entre elas a INTERSINDICAL. As atividades começaram nas primeiras horas da manhã.

No DETRAN, servidores do Departamento paralisaram as atividades por 24 horas e acamparam em frente à sede estadual, mesmo sob a forte chuva que caia em Natal. O piquete contou com uma atividade cultural na voz e violão de Joabe Nascimento. Os trabalhadores da FUNDASE e EMATER, conforme previamente aprovado em assembleias, também cruzaram os braços.

Ao mesmo tempo o SINAI-RN realizava um ato unificado na frente da Governadoria, no Centro Administrativo. Em pauta a Reforma da Previdência e questões do funcionalismo local. O ato visou dar visibilidade a luta em prol do pagamento das folhas em atraso deixadas pela gestão passada, a reposição salarial para as diversas categorias, a realização de concursos públicos para suprir a crescente demanda, entre outras demandas.

À tarde a direção estadual do SINAI-RN compareceu ao ato unificado alusivo a Greve Geral. A atividade reuniu mais de 10 mil pessoas apesar do tempo frio e chuvoso e da escassez de ônibus na capital devido a paralisação dos rodoviários. A marcha teve concentração no IFRN da Avenida Salgado Filho e reuniu trabalhadores da administração indireta e de diversas áreas. Estudantes, movimentos, frentes, sindicatos e centrais sindicais estiveram presentes. A caminhada ocupou a faixa sentido Centro/Parnamirim e rumou em direção a Praça de Mirassol. Por volta das 19h, após 4 quilômetros de percurso, o ato foi encerrado pacificamente.

Interior do RN também se mobilizou

O SINAI também participou das mobilizações realizadas pelo interior do Estado. Em Caicó o povo foi às ruas no período da manhã para dizer não a Reforma da Previdência. À tarde foi a vez de Mossoró realizar um bonito ato unificado. As regionais do SINAI estiveram presentes levando suas mensagens e bandeiras de luta.