SINAI-RN participa de protesto em defesa do funcionalismo estadual e de marcha unificada alusiva ao Dia Nacional de Paralisação


O SINAI-RN, por meio de sua diretoria e afiliados, esteve presente durante toda a manhã desta terça-feira, 13 de agosto, no ato organizado pelo Fórum dos Servidores que marcou o Dia de Paralisação do Funcionalismo Estadual. Ao final da manhã, uma comissão formada por representantes das entidades que compõem o Fórum se dirigiu até o gabinete civil, onde foi previamente agendada uma audiência com a governadora para 03 de setembro. Todavia, o SINAI tentará uma antecipação da audiência, visto que há categorias da base do sindicato com indicativo de greve.

O ato que aconteceu esta manhã integra a programação da Parada Estadual do Funcionalismo e teve início às 8h30, com café seguido por programação política e cultural. A atividade foi realizada no Centro Administrativo, reunindo diversos sindicatos, centrais sindicais e servidores do RN que neste dia 13 de agosto decidiram paralisar suas atividades por 24h em defesa do serviço público e da categoria e contra atitudes que vem sendo adotadas pela gestão Fátima Bezerra à frente do Governo. No decorrer da programação, os servidores se posicionaram na rampa que leva até à governadoria com o objetivo de sensibilizar o governo para as pautas do funcionalismo.

(Veja todas as fotos das atividades AQUI)

Parada Estadual do Funcionalismo

O Dia de Paralisação foi definido e começou a ser construído em 02 de julho, quando representantes do Fórum dos Servidores, reunidos na sede do SINAI, discutiram o resultado da última audiência ocorrida entre o Fórum e a Governadora Fátima Bezerra, realizada em 27 de junho. Naquela data, o Executivo descartou conceder reposição salarial para o conjunto dos servidores e não se pronunciou sobre o pagamento das três folhas que ainda seguem em atraso, relativas a novembro, dezembro e 13º salário de 2018.

Além do pagamento das folhas em atraso, os servidores cobram do governo o tratamento igualitário para todas as categorias; a reposição salarial para o conjunto do funcionalismo; a revogação do decreto nº 29007, que institui o Sistema Financeiro de Conta Única e retira a autonomia financeira das autarquias e fundações; a realização de concursos públicos; e a apresentação do calendário de pagamento referente ao ano de 2019.

A coordenadora geral do SINAI-RN, Zilta Nunes, comentou a atividade:

Parada: Ato em defesa do funcionalismo estadual resulta em agendamento prévio de audiência com a Governadora

#ParadaEstadualParada: Ato em defesa do funcionalismo estadual resulta em agendamento prévio de audiência com a Governadora #SINAIRN

Publicado por Sinai-RN em Terça-feira, 13 de agosto de 2019

SINAI-RN participa de marcha unificada alusiva ao Dia de Paralisação Nacional

À tarde a direção estadual do SINAI-RN participou da marcha unificada alusiva ao Dia de Paralisação Nacional contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação. A atividade reuniu milhares de trabalhadores nas ruas de Natal durante mais de duas horas. A caminhada se dispersou na praça de Mirassol, Zona Sul da capital.

O dia de luta foi convocado pela confederação da educação e foi abraçado pelas centrais sindicais, entre elas a INTERSINDICAL, sindicatos, frentes, movimentos sociais e estudantis.

(Atualizada às 21h15)