Servidores trancam entradas do Centro Administrativo para exigir do governo o pagamento em dia dos salários dos aposentados e o 13º de 2017 e 2018


Os servidores estaduais bloquearam as entradas do Centro Administrativo de Natal por volta das 8h para exigir do governo Robinson Faria o pagamento em dia dos salários dos aposentados e o pagamento do 13º de 2017 e 2018. A atividade, foi a segunda em três semanas, encampada pelo Fórum Estadual dos Servidores, e aconteceu na manhã desta quarta-feira (04/07). O ato, contou com a participação de trabalhadores da base do SINAI-RN, ativos e aposentados, de Natal e de suas regionais no interior, além de outras áreas do funcionalismo. (Veja AQUI mais fotos da atividade)

O “trancaço” feito sob forte sol impediu que os carros entrassem na principal entrada do Centro Administrativo. Uma fila de veículos se formou ao longo do Centro. Na avaliação da direção do SINAI, o protesto chamou a atenção do governo e da sociedade não só para a situação dos aposentados, mas também dos servidores que estão na ativa.

Após o “trancaço”, os servidores caminharam até a Governadoria e se concentraram sob tendas. A continuidade da atividade rendeu uma audiência dos representantes do Fórum dos Servidores com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes.

Na ocasião, a secretária afirmou que o Governador está fazendo gestão para pagar não só o 13º salário, como também o pagamento dos salários em dia.

Tatiana disse que a forma de o Governo viabilizar parte dos seus débitos com os servidores será através de projeto que autorizou o Governo do Estado a contratar operações de antecipação de receitas dos royalties do petróleo. Tem também a questão do Fundo Financeiro da Previdência Estadual (FUNFIR), que também foi aprovado o uso de suas aplicações.

Em meio a tudo isso, a secretária agendou nova audiência com os representantes do Fórum Estadual para o dia 12 de julho, ao meio dia, data em que espera-se um desfecho objetivo e positivo por parte do governo, ao menos às reivindicações comuns do funcionalismo do RN.