Em audiência com Fórum Estadual dos Servidores, governo descarta aumento, anuncia 3 folhas e a volta de consignados; atrasados não têm previsão


O governo do Estado se reuniu em audiência com o Fórum Estadual dos Servidores nesta quinta-feira (27). O diálogo contou com a participação da governadora Fátima Bezerra e durou mais de duras horas. A direção estadual do SINAI-RN esteve presente.

Na mesa de negociação, o Executivo descartou conceder a reposição salarial para o conjunto dos servidores solicitada pelo Fórum, anunciou a previsão de pagamento das folhas de julho, agosto e setembro e a volta dos empréstimos consignados. As três folhas ainda em atraso, relativas a novembro, dezembro e 13º salário de 2018, seguem sem previsão de pagamento. Confira abaixo um resumo do diálogo entre as entidades e o governo.

Calendário de pagamento

Foi anunciada a previsão de pagamento dos meses de julho, agosto e setembro. De acordo com a promessa do governo, os servidores vão receber os salários da seguinte forma:

Julho

15/07

Integral para quem ganha até 3 mil reais

30% para quem ganha acima de 3 mil reais

30/07

70% restante para quem ganha acima de 3 mil reais

Agosto

15/08

Integral para quem ganha até 3 mil reais

30% para quem ganha acima de 3 mil reais

30/08

70% restante para quem ganha acima de 3 mil reais

Setembro

16/09

Integral para quem ganha até 3 mil reais

30% para quem ganha acima de 3 mil reais

30/09

70% restante para quem ganha acima de 3 mil reais

Volta dos empréstimos consignados

O governo anunciou que até julho os empréstimos consignados, suspensos há mais de 3 anos, vão voltar a ser concedidos.

Aumento salarial para o funcionalismo

O governo descartou qualquer possibilidade de aumentar os salários dos servidores de todas as áreas. A alegação é a crise financeira. O conjunto de servidores acumulam perdas salariais de quase 10 anos. Em resposta o Fórum criticou a medida e questionou o hipotético aumento que poderá ser concedido em breve a procuradores do Estado caso o projeto que está na Assembleia Legislativa seja aprovado pelos deputados.

Salários em atraso

Não há previsão para quitar as 3 folhas que ainda estão em atraso (novembro, dezembro e 13º salário de 2018).

Adiantamento do 13° de 2019 

O governo disse que só devem receber agora no meio do ano o adiantamento de 40% do 13º salário de 2019 apenas as categorias que dispõem de receita própria.

O coordenador secretário do SINAI-RN, Santino Arruda, analisou a audiência como negativa. Veja abaixo a avaliação do sindicalista.

#FuncionalismoCoordenador secretário do SINAI-RN, Santino Arruda, resume a audiência entre o Fórum Estadual dos Servidores e a Governadora Fátima Bezerra que aconteceu nesta quinta-feira (27) #SINAIRN

Publicado por Sinai-RN em Quinta-feira, 27 de junho de 2019

Fórum dos Servidores reúne-se na próxima terça-feira no SINAI-RN

As entidades que compõem o Fórum Estadual dos Servidores vão se reunir na próxima terça-feira, dia 02 de julho, para avaliar a audiência com o governo e traçar estratégias de luta. O diálogo está marcado para às 15h na sede estadual do SINAI-RN.