Em ato, servidores pressionam e Governo diz não ter dinheiro suficiente em caixa para quitar salários e décimos


Os servidores estaduais atenderam ao chamado do Fórum dos Servidores e foram, mais uma vez, até a Governadoria protestar para exigir do Governo Robinson Faria o fim dos atrasos de salários e o pagamento dos 13° de 2017 e 2018. O protesto aconteceu na manhã desta terça-feira (27), reunindo diversas entidades, entre elas o SINAI-RN.

A pressão exercida pela atividade rendeu uma rápida audiência com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes. Na ocasião, a gestora disse que, no momento, o Governo não tem como garantir o pagamento do restante dos salários de outubro e as folhas de novembro, dezembro e décimos de 2017 para quem ainda não recebeu e o 13° de 2018.

Segundo ela, o Executivo está vendo a possibilidade de conseguir desbloquear judicialmente um montante que está preso porque o governo está acima do limite prudencial.  Para isso, o Poder Judiciário local tem que autorizar a transação. Contudo, o valor que está bloqueado seria suficiente apenas para garantir o pagamento do 13° de 2017 de quem ainda não recebeu.

Assim, ficou acertado que o governo Robinson, o Fórum Estadual dos Servidores e a governadora eleita Fátima Bezerra vão se unir e buscar articular uma audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN) para tratar da questão.

Fórum se reúne para avaliar ato, audiência e traçar estratégias

Logo após o ato, no início da tarde, os sindicatos que compõem o Fórum Estadual dos Servidores se reuniram para avaliar o ato realizado, a audiência com o governo e traçar estratégias conjuntas de luta diante dos últimos acontecimentos. Ficou acertado que um ato será realizado no dia 05 de dezembro, em frente ao TJ/RN. O horário ainda não foi acertado pelas entidades.