Em análise de conjuntura, debate promovido pelo SINAI avalia desmonte do RN


Classificada como uma das atividades mais importantes realizadas pelo SINAI agora em 2018, trabalhadores, direção, representantes de centrais sindicais e representantes do movimento sindical do RN participaram de ato político composto de um debate que analisou o desmonte do Estado, a partir das reformas trabalhista, previdenciária e suas consequências para os trabalhadores. A atividade foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), no Centro Administrativo de Natal, durante atividade pelo cumprimento das reivindicações da pauta da campanha salarial do ano da base do SINAI.

Os temas foram debatidos por Nereu Linhares, que é advogado especialista em direito previdenciário, e Felipe Tavares, diretor de educação e formação sindical no SINTEST/RN. Junior Monteiro, representante da Central INTERSINDICAL e Dario Barbosa, representando a CSP Conlutas também participaram da atividade.

Para o representante da central Intersindical, Junior Monteiro, a importância desse tipo de debate para os trabalhadores dá-se principalmente pela formação e unificação das lutas das várias categorias do funcionalismo público, unindo forças contra os ataques dos governos nas três esferas, federal, estadual e municipal, que também estão unificados a partir da prática de políticas neoliberais nocivas a todos os trabalhadores.

Para o advogado Nereu Linhares, no RN, o órgão que mais sofre com o desmonte do Estado e os desacertos do governo, é o IPERN. Segundo ele, após a unificação dos fundos previdenciários, aprovado em dezembro de 2014, apenas em 10 meses o governo conseguiu gastar 1 bilhão desses fundos, acumulados entre 2003 e 2010. O órgão não sabe a quem, nem quanto paga. Não controla, e consequentemente, não audita. O desmonte é geral, afirma, Nereu.

Para Felipe Tavares, a reforma trabalhista institucionalizou a terceirização plena. Um dos pontos principais é “enxugar o número de trabalhadores”, a partir das novas relações estabelecidas. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, além de atualmente 27,7% da população no Brasil encontrar-se em situação de desemprego, com o advento dessa reforma cada dia os laços empregatícios são ainda mais precários. Além de o trabalhador agora passar a ter o caráter de “intermitente”, a flexibilização no horário de trabalho faz com que sua carga seja muito maior em número de horas.

Dario Barbosa, representante da CSP Conlutas falou da origem e importância dos serviços públicos no Brasil e no mundo, desde sua origem até os dias atuais. A análise levou em conta aspectos fundamentais para o desenvolvimento histórico de um país, que a partir dos serviços públicos executam ações que movimentam e impulsionam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações sociais com o Estado.