Audiência entre SINAI e governo para tratar de demandas do DETRAN é antecipada


A audiência agendada com a governadora e o chefe do gabinete civil para tratar das demandas dos servidores do DETRAN foi antecipada. O encontro, previsto para acontecer em 02 de agosto, será realizado agora na tarde desta quarta-feira, 31 de julho, às 15h. Entre os temas que serão levados pela direção do SINAI-RN para a reunião, estão a revogação do Decreto 29007 e a reposição salarial de 16,38% para todo funcionalismo.

A audiência com a chefe do executivo estadual é uma resposta do governo aos dois dias de paralisação dos servidores do Departamento de Trânsito, que contabilizou expressiva adesão da categoria.

Paralisação dos Servidores do DETRAN

Os servidores do DETRAN suspenderam as atividades nos dias 23 e 24 de julho pela revogação do decreto estadual de nº 29007. Esse decreto institui o Sistema Financeiro de Conta Única que, além de centralizar poder e recursos, retira a autonomia financeira das autarquias – medida que atinge o DETRAN.

A parada se fez necessária também em razão do não atendimento das pautas da categoria pelo Governo do Estado, como o pagamento dos salários em atraso dos aposentados e pensionistas, a reposição salarial, a realização de concurso público, o fim das terceirizações e melhorias nas condições de trabalho.

Como resultado da parada, foi agendada audiência entre a direção do SINAI – Sindicato que representa os servidores da Administração Indireta, como o DETRAN – e a governadora do Estado.

Próximas atividades do DETRAN

Após audiência com o Governo, está prevista realização de nova assembleia dos servidores do DETRAN para 05 de agosto. Em 06 de agosto, a categoria deve apoiar o Dia Nacional de Luta e Mobilização contra a Reforma da Previdência, com ato às 15h, nas proximidades do Midway Mall. Já em 13 de agosto, os servidores paralisam as atividades para se somar ao Dia Estadual de Luta do Funcionalismo, convocado pelo Fórum dos Servidores, sindicatos e centrais sindicais locais. Também na data, os servidores se unem ao Dia Nacional contra a reforma da Previdência.