Após negociação, Fórum de Servidores e Governo fecham acordo


Após vários encontros, durante audiência realizada na noite desta quarta-feira (9) entre o Fórum dos Servidores e o governo do Estado, as partes chegaram a um entendimento. Após uma contraproposta o governo Fátima aceitou os pontos reivindicados pelas lideranças sindicais.

Na avaliação do coordenador geral do SINAI, Santino Arruda, a proposta tida como “possível”, ainda assim é inaceitável, principalmente porque manteve-se a discriminação entre categorias e a desrespeitosa distinção entre os servidores do poder executivo e dos outros poderes. Mas diante da gravidade da crise, da destruição dos serviços públicos em várias gestões, a escolha do Fórum foi a do mal menor.

Na reunião, a governadora Fátima Bezerra foi representada pelo Chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves e a Secretária de Administração, Virgínia Ferreira.

Pela nova proposta aprovada, ficou decidido o seguinte:

Janeiro de 2018

Dia 11:

1- antecipação de 30% do salário bruto, sem descontos, a todos os servidores ativos, inativos e pensionistas, exceto os servidores da área da segurança pública e dos órgãos que tem arrecadação própria.

Dia 16:

Antecipação da complementação dos 70% dos servidores que recebem até R$ 3 mil.

Antecipação integral dos salários dos servidores da área de segurança pública ativos, inativos e pensionistas

Dia 31:

1 – pagamento de 70% do mês de janeiro dos servidores ativos, inativos e pensionistas, que recebem acima de R$ 3.000,00;

2 – pagamento integral do mês de janeiro aos servidores de órgãos com arrecadação própria.

O governo também assumiu o compromisso de carimbar todas as entradas futuras de recursos extraordinários e antecipatórios para honrar o pagamento das folhas salariais em atraso, adotando-se o critério da cronologia, pagando-se primeiro o saldo do 13º de 2017, de novembro de 2018, 13º de 2018 e por fim o mês de dezembro de 2018. Agora cabe ao Fórum acompanhar o cumprimento pelo governo de todas as cláusulas do termo de acordo assinado. A luta continua!